Decoração Escandinava

Decoração Escandinava

Sabe aquele ambiente que só de olhar parece ser muito aconchegante e agradável? Assim é a decoração no estilo escandinavo. Com conceito minimalista, esse estilo é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade.

A composição dos ambientes é feita por elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários. A estética aconchegante é refletida no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e geralmente volumosos.

Para quebrar a predominância dos brancos nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre neutras e clássicas, com o cinza e o nude, ou as candy colors.

Neste estilo, os detalhes são estratégicos e compõem um cenário inspirador, como quadros com molduras em tom contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas e livros. É a combinação que une elementos clássicos e tradicionais com itens modernos. Uma harmonização arriscada, mas que é muito bem executada dentro deste estilo.

A Escandinávia se localiza do norte da Europa. Esta região abrange os países Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca.

Uma das palavras chaves da decoração escandinava é a disciplina e organização do espaço. Dessa maneira, os ambientes que seguem este modelo conseguem passar uma sensação de leveza e tranquilidade. Para te ajudar a decorar seu ambiente neste estilo, selecionamos algumas dicas e ideias.

SIMPLICIDADE

Na hora de compor um ambiente utilizando o estilo escandinavo, pode-se utilizar elementos que indiquem simplicidade e improviso, como deixar as lâmpadas penduradas por um fio e quadros encostados no chão. Também pode acrescentar como parte desta composição, o contraste de móveis modernos de linhas retas e design simples com detalhes clássicos e vintage. As luminárias são elementos bem marcantes nos cômodos que seguem uma decoração escandinava, assim como detalhes aparentes na cor preta. A madeira de demolição e móveis descascados ou com aparência envelhecida são indicados.

ELEMENTOS NATURAIS

Os materiais e as texturas são de origem naturais e artesanais por conta da história desse estilo devido as paisagens encontradas nos países nórdicos. O linho e o algodão são os tecidos que aparecem através de suporte para desenhos de quadros. Os estampados florais que carregam um resgate bucólico são usados algumas vezes. Para quebrar a frieza do branco, a dica é utilizar madeira. A parede de tijolos de pedras aparente proporciona um clima moderno e com um toque industrial.

DECORAÇÃO

No estilo escandinavo, a simplicidade rege a decoração do ambiente. Os artigos decorativos que costumam preencher ambientes nesse estilo são os elementos confeccionados em cerâmicas e vidro. Como as cores principais no décor escandinavo devem ser neutras, é válido adicionar pequenos itens coloridos para quebrar a monotonia. Pufes, tapetes, plantas e outros artigos são muito bem-vindos.

CORES

Nas regiões nórdicas, os invernos são longos e escuros. Por esta razão, a cor dominante deste estilo é o branco, seguido dos tons claros que também auxiliam a iluminar os cômodos. Isto também explica o uso dos materiais também em cores claras e madeiras claras. As janelas largas e amplas proporcionam uma iluminação externa mais efetiva e o uso frequente de várias luminárias transforma o espaço em um ambiente leve. Os tetos das residências que seguem um projeto escandinavo costumam ser altos e as habitações espaçosas para auxiliar a trazer este visual.

MOBILIÁRIO

Na decoração escandinava, todos os elementos seguem um conceito de seguirem o máximo de simplicidade e funcionalidade. O mobiliário escandinavo é desenhado a partir de linhas retas, puras e precisas. Essas linhas decididas se combinando com formas mais curvas e suaves, que produzem transformam os espaços em acolhedores e marcados pelo equilíbrio. Os móveis rústicos, confeccionados em madeira de demolição ou madeira envelhecida, aparecem em peso neste estilo de décor. Essas peças podem ser mescladas a artigos mais modernos.

Se você se interessou pelo estilo escandinavo veja mais algumas inspirações:

Como surgiu o estilo e design escandinavo?

Embora a procura pela decoração escandinava seja recente, a origem do estilo é muito antiga. A história começou com Carl Larsson, um menino natural de Estocolmo, nascido em 28/05/1853, de origem humilde e que despertou sua paixão pela arte já na infância.

Aos 16 anos, um professor o convenceu a disputar uma vaga em Principskolan, uma instituição de ensino consagrada, que preparava os alunos para a Academia de Artes.

Ele conseguiu ingressar na escola e após se formar, trabalhou como ilustrador em jornais e revistas, mas sua carreira não decolou. Ele viajou a Paris, com expectativas de se estabelecer como artista, mas também sem sucesso.

Mas em 1882, sua vida mudou ao conhecer a artista Karin Bergoo, sua futura esposa. Foi então que ele trocou a pintura a óleo pela aquarela, iniciando uma nova fase na sua vida, incluindo a arte.

Carl transformou sua casa em um espaço criativo, retratando o cotidiano da sua família em pinturas, enquanto sua esposa desenvolvia trabalhos com design e decoração de interiores.

A vivência dos dois e a maneira como misturavam elementos, criavam projetos e decoravam a casa, de um jeito muito contemporâneo e à frente do seu tempo, deram origem ao verdadeiro estilo e design escandinavo.

Hoje, a casa se transformou em museu e espaço cultural, onde é possível viver e sentir a experiência da família artística. Assista o vídeo e veja detalhes da casa…

Translate »