Tecidos Especiais – Moda Praia Infantil

Hoje aqui no Pop Pop vamos “conversar” sobre os tecidos com propriedades especiais que são utilizados para fabricação de peças de moda praia infantil!!!!

blog multimidia

No Blog Pop Pop você pode ler o texto, ouvir o áudio, e visualizar as imagens!!!



Tecido com Proteção Solar

Hoje é super comum a gente encontrar produtos de moda praia infantil com proteção solar, mas acho legal a gente entender exatamente o que é essa proteção…

Lembrando sempre, que existem diversos fabricantes, variação de qualidade,… tecidos que possuem e que não possuem certificação, então é preciso ficar de olho na origem do produto.

Uma roupa de tecido comum consegue reduzir (bem pouco) a incidência de radiação ultravioleta na nossa pele.

Já uma roupa com proteção solar reduz várias vezes mais a incidência dessa radiação.

Os tecidos podem ter proteção solar através de um “banho químico” ou já ter essa proteção incluída na própria trama.

Os tecidos sintéticos (poliamida e fibras de poliéster) têm em sua base de fabricação o dióxido de titânio. Já às peças em algodão é incorporado um aditivo fotoprotetor com o objetivo de complementar o bloqueio da passagem dos raios UV.

Esses tecidos são feitos para refletir os raios (UV) ultravioletas, impedindo a absorção da radiação pela pele ao se expor ao sol.

Agora vamos falar um pouco mais sobre os tipos de Raios UV:



Proteção UVB

São menos intensos, penetram menos na pele (epiderme), mas nem por isso são deixam de ser ofensivos, pois são eles que calçam a vermelhidão, que normalmente incomoda muito.

Os raios UVB são responsáveis por deixar a pele avermelhada, podendo ocasionar queimaduras.



Proteção UVA

O UVA é responsável por provocar o envelhecimento e, em alguns casos, provocar o desenvolvimento de câncer de pele, pois diferentemente dos raios UVB, eles conseguem penetrar profundamente na derme.

Nem só peças de moda praia contém essa proteção, peças para o inverno também podem ter, jaquetas, segunda pele e fleece também podem ter essa proteção.


FPS – FPU

 A ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear) é a responsável pela criação da norma que quantifica o nível de proteção oferecido pelas roupas –ou seja, a porcentagem de raios UV filtrados por um tecido.

FPS é usado como referência para o Protetor Solar, enquanto FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) é usado como referência para roupas.

Roupas com:
FPU 15 e 20 bloqueiam de 93,3% a 95,9%, oferecendo boa proteção
FPU 20, 30 e 35 bloqueiam de 96% a 97,4% da radiação fornecem muito boa proteção
FPU 40, 45 e 50 bloqueiam mais de 97,5% da RUV permitem excelente proteção

Um exemplo de como o FPU 50+ funciona:

O Fator FPU 50+ significa que a cada 50 raios que atingem a peça, no máximo 1 raio dentre os 50 poderá atravessar e atingir a pele.

Então em 100 raios que lhe atinjam, apenas 2 poderão atravessar a camisa e atingir a sua pele. Ou seja, a peça bloqueia 98 raios a cada 100. 

*Obs.: Sempre deve ser levado em consideração a qualidade do produto que está sendo comprado.

Algumas roupas de proteção UV recebem sua classificação com base em sua densidade e estrutura de fibras, incluindo, por exemplo, sua contagem de fios por polegada. Outras peças são pré-tratadas com um ingrediente inibidor de UV.

As roupas são a forma mais eficaz de proteção solar, ainda mais que o filtro solar, pois a roupa é um bloqueador físico dos raios UVA e UVB.

Outra razão pela qual as roupas de proteção solar vencem o filtro solar é porque a maioria das pessoas não aplica loção suficiente e ainda se considera protegida mesmo depois de nadar ou transpirar, o que dilui a eficácia do filtro solar.


Tecido Resistente ao Cloro

Por entrar em contato com água de piscina, é de extrema importância que o tecido para moda praia possua proteção aos efeitos do cloro. Além de desgastar as cores das roupas de banho, o cloro também agride o tecido, estragando a peça.

Mesmo que se tomem cuidados, como lavar a roupa logo depois do contato com água da piscina, a constante exposição à substância deteriora o tecido.


Tecido com Aloe Vera

Alguns tecidos podem conter microcápsulas de aloe vera, também conhecida como babosa.

As microcápsulas de aloe vera proporcionam um toque mais macio, sedoso e agradável ao tecido.

Quando a peça produzida com essa tecnologia é usada, a fricção entre o tecido e a pele rompem as microcápsulas, fazendo com que o ativo da aloe vera seja liberado.

Mais alguns benefícios desse tecido:

Hidratação da pele: com ação hidratante, penetra profundamente na pele, restaurando tecidos danificados e restituindo líquidos.

Ação anti-inflamatória: auxilia no tratamento de inflamações, infecções e queimaduras.


Tecido Antibacteriano

O que faz um tecido ser considerado antibacteriano é a sua capacidade de evitar a proliferação de bactérias, os ativos são embutidos para deixar o tecido com essa característica. 

Eles inibem a proliferação de fungos e bactérias que causam odores desagradáveis, garantindo higiene, conforto e frescor.

Essa função é muito usada para peças de moda praia e para peças para práticas de esporte, aonde ocorrem suor, humidade do corpo,…

A ideia deste post não é trazer informação muito técnica sobre o assunto, mas sim te ajudar a comprar produtos de moda praia que mais atendam a sua necessidade.

E se você for lojista pode te ajudar a comprar melhores produtos e também para que você tenha informação para ajudar a sua cliente.

Siga o Pop Pop no Instagram

Translate »